14 de setembro de 2012

Virtudes do Nascido do Espirito


O que Deus espera dos Seus filhos? 
Os fruto do Espírito identificam os nascidos do Espírito Cada item do fruto espiritual reflete um todo do caráter de Deus. 

São eles: 

Amor - A Deus e ao próximo como a si mesmo. É infinitamente maior do que um simples sentimento; é o próprio Deus agindo no interior para fazer sentir o seu sentimento.

Alegria - A alegria do Espírito é espiritual e constante, mas a da carne vulgar e passageira. A alegria espiritual mostra uma fisionomia amigável, brando e serena para com todos, inclusive para com os incrédulos. Pois quem é de Deus exala naturalmente o Seu perfume, porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos, como nos que se perdem. (2Cor.2:15). 

A antipatia é uma das características de pessoas oprimidas, mas a simpatia espiritual é alegria natural proveniente de Deus. Não se pode querer impor ás pessoas nascidas da carne algo inerente apenas aos nascidos do Espírito;

Paz - O nascido de Deus exala Sua paz porque nele vive o Príncipe da Paz. Ainda que esteja vivendo em meio a guerra, contudo seu interior está em perfeita paz. O Senhor Jesus prometeu, dizendo: Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vô-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (João 14.27). A paz é uma das características mais acentuadas na vida dos nascidos de Deus.

Longanimidade - O nascido do Espírito nunca se desespera diante das dificuldades porque tem firmeza de ânimo, é perseverante e paciente. Afinal de contas o Espírito que nele habita é o do Eterno. Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação. (2Tm.1.7).

Benignidade - O nascido de Deus tem o caráter naturalmente agradável e inofensivo. Cuida para não ofender ninguém.

Bondade - Deus é bondade e misericórdia; e o nascido dEle tem na bondade sua marca; e bons olhos para com seus semelhantes. Assim falara o Senhor dos Exércitos: Executai juízo verdadeiro, mostrai bondade e misericórdia, cada um ao seu irmão... (Zac.7.9).

Fidelidade - O profeta Jeremias louvou ao Senhor, dizendo: Grande é a Tua fidelidade. (Lm.3.23). Sim, a fidelidade faz parte do seu caráter e, obviamente quem nasce dEle também manifesta o mesmo caráter de lealdade.

Mansidão - Davi disse: os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz (Sl.37.11); O Senhor Jesus repetiu a mesma promessa em outras palavras, dizendo: Bem-aventurado mansos, porque herdarão a terra. (Mt.5.5). A mansidão caracteriza bem os nascidos de novo, porque logo após sua regeneração passam a ter um temperamento manso. aqui está a razão porque o cristão verdadeiro é tipificado pela ovelha, animal pacífico.

Domínio próprio - Os nascidos do Espírito obrigatoriamente são mental e emocionalmente equilibrados. São até capazes de irar-se quando necessário, mas também não tem dificuldade em reconhecer com humildade suas falhas. Trata-se então de alguém moderado não apenas no convívio entre irmãos, mas também no comportamento social.


Que o Espírito de Deus venha sobre vós...

10 de setembro de 2012

O sono da morte



Nem sempre o sonho se dá durante a noite de sono. Os que sonham os sonhos de Deus o fazem durante o dia, porque aliam a fé com a razão.

Por outro lado, olhos atentos durante o dia não evitam o sono da morte. É o que tem acontecido com os caídos e teimosos.
Um dia, estiveram de pé. Conquistaram significativas vitórias em várias áreas da vida.
Mas, por um descuido na fé, se deixaram levar pelo sentimento e caíram.
Caiu por questões sentimentais, amor ao dinheiro ou por sentimento ferido. O motivo não vem ao caso...

O fato é que caíram.
Tinham como se levantar? Sim.
Conheciam o caminho? Claro!
E por que não o fizeram?
Orgulho.

O orgulho alimentava a ideia: o que vão pensar de mim? E a minha imagem?
Ou seja, não estavam preocupados por terem entristecido o Espírito de Deus.
Um dos maiores heróis da fé, senão o maior confessou: “Cozinhei sobre a minha pele a túnica e revolvi o meu orgulho no pó”. Jó 16.15
Na sua maior dor e aflição, o rei Davi clamou:

“Atenta para mim, responde-me, Senhor Deus meu! Ilumina-me os olhos, para que eu não durma o sono da morte.” Salmo 13.3

Quem sabe você, minha amiga ou meu amigo, não esteja dormindo o sono da morte por conta do orgulho?
Livre-se dele enquanto você está vivo (a)!
Melhor é viver humilhado do que descer ao inferno cheio de si.
Só o sacrifício é capaz de quebrar o maldito orgulho.


Tenha compaixão, ó meu Deus, dos possuídos do espírito de orgulho.